Projeto Leco
Iniciação
O estudo de viabilidade do projeto começou através das videos-aulas divulgadas pelo site e loja nauticurso. As mesmas estavam divididas em algumas partes e cada parte explicava o trabalho de cada etapa do projeto para construção. O primeiro passo então era a compra da planta do veleiro, no qual descrevia todas as peças necessárias e como seria a montagem do mesmo. O planta do projeto foi adquiria pela internet pelo site nauticurso. O envio foi imediato através de e-mail em formato PDF e alguns em arquivos em Corel Draw.
Planejamento
Após a aquisição da planta e toda motivação inicial, começou-se o estudo de custo de material para construção do mesmo, a maior restrição de todo projeto era financeira. O inicio do projeto foi pensado para as férias de dezembro de 2009, para isso, já precisava já de material para dar inicio aos trabalhos. Inicialmente foi pensado em comprar a madeira balsa, principal material prima para ínicio dos trabalhos, de madeira bruta. Após muito pesquisar e pouco sucesso para encontrar fornecedores com todas as espessuras necessárias e com bom preço, acabou-se optando-se por adquirir o kit de madeiras já cortas do site nauticurso. Isso foi um ponto positivo e evitou-se bastante trabalho. Essa decisão também mitigou o risco de cortar as peças com imperfeição, pois o kit de madeiras as peças já vinham cortadas através de laser, o que deixaram absolutamente perfeitas as mesmas.
Pois bem, o grosso do planejamento foi dividido em 5 grandes fases. Essas fases tem como objetivo além de dividir o trabalho mas também diluir o custo ao longo do projeto, visto que todas as matérias primas não foram adquiridas de uma só vez a fim de diminuir o risco do projeto não dar certo o custo afundado ser muito alto. As fases são as seguintes:
- Construção do Casco;
- Laminação do Casco;
- Acabamento e Pintura do Casco;
- Montagem Velas;
- Montagem Eletrônicos;
Execução
As fases foram executadas em 4 grandes etapas, ainda falta a mais duas etapas. As etapas são as seguintes:
Primeira Etapa: Construção do casco
A execução começou com a construção do casco, o primeiro passo foi construir a base do cavername e suas peças na base, após isso, foi construído todo o casco colando-se as ripas de madeira balsa. Depois desse passo foi colado o tampo superior (deck) e realizado o acabamento da popa, onde existe um rebaixo para instalação do leme.
Algumas ilustrações dessa etapa:
Segunda Etapa: Laminação do casco
Após a conclusão do casco, foi realizada a laminação do mesmo e das peças principais, o leme e a quilha. Essa talvez foi a parte mais difícil e desanimadora do projeto, pois não se havia habilidades para trabalhar com a resina e fibra de vidro. Para realizar essa etapa, precisava-se fazer o preparo da resina através da mistura do catalizador para secagem da resina, a primeira tentativa foi colocado muito catalizador o que acabou secando muito rápido através de um processo quimico a resina, tive que jogar todo material no lixo. Na segunda tentativa foi o contrário, misturou-se pouco catalizador e a resina não secava. Junto com esses problemas, devido a pressa e falta de habilidade, aconteceu de ficar muitas bolhas no casco. Isso foi um problema grave que não poderia ter acontecido. Pensou-se até que o projeto tinha falhado nesse momento e que teria-se que começar tudo do zero. Outro problema da laminação é que as bordas não ficaram bem aderentes ao casco, ficando pra fora.
Algumas ilustrações do trabalho final e dos problemas:
Terceira Etapa: Lixar e Passar Massa Corrida
Após o trabalho de laminação, foi recomendado-se através do Marcelo da loja nauticurso lixar-se o casco na parte onde haviam bolhas e depois passar massa corrida que as mesmas iriam-se automaticamente serem preenchidas e o problema estaria resolvido. Pois bem, assim começou-se a terceira etapa, foi lixado todo o casco a fim de remover todas as bolhas formadas pela laminação e depois se aplicou a massa corrida automotiva. Os erros dessa etapa foram na escolha da massa corrida e não ter diluída com um diluente para que ela não secasse de maneira tão rápida. Essa etapa talvez foi a que mais exigiu esforço, pois haviam muitas bolhas no casco. E, para corrigir as falhas das folhas no casco e também pela falta de habilidade em passar massa corrida, foi obrigado a passar várias vezes a massa até que ficasse de maneira aceitável. Após aplicar a massa, foi lixado o casco a fim de aplicar o acabamento. Nessa etapa, após a conclusão desse trabalho, o casco ficou com um novo visual e através da massa realmente conseguimos resolver vários problemas. Agora o casco estava com um novo aspecto e eu novamente animado com o resultado.
Algumas ilustrações:
Quarta Etapa: Pintura do fundo, montagem da quilha e do leme, montagem das velas e teste de flutuabilidade, infiltração e navegabilidade
Essa etapa requeria um pouco mais atenção na montagem da quilha e do leme. Tinha que ser um trabalho preciso e correto, senão novamente corria o risco de todo projeto falhar pois era estritamente necessário o alinhamento correto do leme com a quilha e por sua vez com o casco e com o mastro da vela. Seguiu-se todas as recomendações fornecidas pelas vídeo-aulas e o trabalho dessa estapa ficou bom e bastante aceitável. A parte mais complicada nessa etapa foi a compra do rebite para montagem do leme, visto que as lojas não ofereciam o tamanho requerido para a montagem. Nessa etapa realizou-se também a pintura com a tinta fundo, preparando para a pintura e acabamento final de todo o casco. A colagem da quilha também ficou ótima mostrando um ótimo alinhamento e boa rigidez após montagem com o bulbo de 700 gramas. O problemas encontrados nessa etapa foram com a cruzeta do mastro, que acabou quebrando na hora da montagem e também com as borrachas para prender os cabos que estavam arrebentando por serem de uma bitola menor e parecerem estar secas.
Após a montagem, fomos pra água fazer o teste tão esperado. Estava ansioso para saber se iria ter alguma infiltração de água por algum canto e se ele ficaria bem equilibrado com relação a linha da água. Para minha surpresa o resultado foi muito bom, não entrou água em nenhum momento, ficou bem equilibrado e até navegou bem mesmo com pouco vento. Para realizar o teste, como não havia ainda a montagem da parte eletrônica, utilizou-se uma linha de pesca para fazer um guia e obter-se um pequeno controle sobre o mesmo.
Ilustrações:
Quinta Etapa: Pintura de acabamento, montagem dos eletrônicos e primeiro teste com controle remoto
Nessa etapa ainda não tinha o servo correto para vela, então procurei improvisar com o servo S3003 que veio junto com o controle e que é usado no leme. Infelizmente não ficou bom e não consegui economizar, fui obrigado a comprar o Servo GWS S125 1T 2BB Sail Winch conforme a especificação do projeto.
Nesse primeiro teste, por não ter controle adequado da vela e pelo dia estar ventando muito forte, o teste foi um fracasso. Não conseguia ter direção do barco e tive dificuldades para traz-lo de volta. Ainda no final do teste pegou uma rajada de vento contra e acabou afundando. Como não estava usando o adesivo para evitar entrar água no casco acabou afundando, mas não houve grandes danos, a parte eletrônica está funcionando normalmente depois de bem lubrificado com WD-40.
Algumas fotos dessa etapa:








Sexta e última Etapa: Montagem do servo de vela e teste final de navegação
Depois de testado o servo S3003 como servo de vela e chego a conclusão que não seria viável utiliza-lo, fiz a compra do servo próprio e a instalação do mesmo. Depois disso parti para o teste final, agora com todas as peças completas e o resultado foi muito bom. Ainda tenho que me acertar no controle e conseguir a melhor ajuste das velas.
Algumas fotos do teste:
Custos do projeto
Abaixo segue listagem dos custos do projeto: